O Tribunal de Contas entrega na próxima segunda-feira, ao Ministério Público Eleitoral a lista de agentes públicos que tiveram as contas desaprovadas pelo órgão, nos últimos cinco anos. São 1.016 nomes numa relação que será posteriormente cruzada, pela justiça eleitoral, com as candidaturas homologadas nas convenções partidárias deste mês. Em caso de um pré-candidato constar das duas relações, terá sua candidatura impugnada. A relação de nomes é 150% maior do que nas eleições de 2.000.
O presidente do TC, Rafael Iatauro, explicou ontem mais de 90% das desaprovações registradas desde o dia 5 de julho de 1997 se referem a contas municipais. A listagem, que ficará disponível aos interessados na justiça eleitoral, será enviada de acordo com o que estabelece a lei estadual 109.59, de 16 de dezembro de 1.994, que prevê o encaminhamento antes da data final do registro de candidaturas, que está fixado para 5 de julho próximo.
Da lista constam agentes públicos de diversos níveis, incluindo prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, diretores de empresas públicas, fundações, autarquias, fundos e funcionários públicos em geral. Nas eleições anteriores, a lista encaminhada para a justiça eleitoral, antes das eleições de 2000, apresentava cerca de 400 nomes.