Recebemos do deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia Legislativa do Estado, correspondência que transcrevemos a seguir:  

continua após a publicidade

?Caro Doutor Paulo Pimentel,

Acabo de ler a coluna ET CETERA do jornal O Estado do Paraná, onde o articulista afirma que ?a nau de Roberto Requião navega à solta na Assembléia Legislativa?.

E prossegue o colunista: ?A oposição é fraca e débil, ele debocha do poder que deveria, por sua função constitucional, fiscalizar o Executivo? (…) ?os deputados oposicionistas assistem apáticos à política requianista?.

continua após a publicidade

O autor duvida ainda da intenção da oposição de fiscalizar o Executivo: ?Por manter uma conduta de passividade quase que absoluta, é questionável a postura da oposição de prometer, agora, ir a fundo nas investigações sobre as contas do governo relativas a 2006?.

O artigo prossegue mencionando o que seriam evidências da falta de empenho da oposição. Cita nesse caso questionamento do TC às contas da TV Educativa e as denúncias de caixa 2 e superfaturamento envolvendo a Ceasa.

continua após a publicidade

O autor prevê que o material será ?engavetado?.

Caro Doutor Paulo Pimentel: quero discordar firmemente dos conceitos emitidos pelo colunista do seu jornal. A oposição na Assembléia, que é liderada por mim, não é nem ?fraca?, nem ?débil? e muito menos ?passiva?.

Travamos diariamente, na condição de minoria, uma luta sem trégua contra o rolo compressor de um governo autoritário, truculento, que não conhece limites e não se detém diante de nada.

As denúncias a que seu colunista se refere foram, em sua maioria, levantadas pela oposição que as levou ao conhecimento da imprensa e do Paraná. Prova que não abdicamos em momento algum de fiscalizar o Executivo.

A oposição levantou-se contra a aprovação das contas de Requião no TC apesar da identificação de 23 ressalvas, algumas delas representando irregularidades gravíssimas. Estamos mobilizados para rejeitar essas contas na Assembléia.

Gostaria de chamar sua atenção para o fato que essas ressalvas, que deveriam ter implicado na rejeição das contas do governador já no TC, foram todas identificadas e denunciadas pela oposição antes da apreciação pelo Tribunal de Contas.

Finalmente, gostaria de lembrar que a oposição, embora não tenha contentado o colunista de ET CETERA, tem feito a melhor e mais aguerrida oposição possível. Tomou a iniciativa de ir à Justiça para proibir que a imprensa do Paraná, inclusive o seu grupo de comunicação, continuassem a ser agredidos pela TV Educativa do governador Roberto Requião.

Estamos sempre abertos a sugestões, mas as severas críticas feitas pelo colunista não correspondem à luta incansável que temos travado para colocar o governo num rumo correto. Sim, há dificuldades enormes. Mas não é possível generalizar. Temos bons deputados no quadro da oposição e estes travam uma luta sem trégua?.

Nota da coluna – O deputado Rossoni tem razão. Ao generalizarmos, acabamos por cometer uma injustiça contra o líder da oposição. De fato, ele tem tido uma atuação brilhante no combate às mazelas do governo. Que continue assim. A democracia agradece.