Ao menos 20 agências de publicidade devem participar da licitação para a contratação de empresas responsáveis pela publicidade legal do governo do Estado. São R$ 143,5 milhões para a contratação de até seis agências, responsáveis pela convecção das peças e divulgação das ações do Estado nos diversos meios de comunicação.
Depois dos anos Requião, em que as agências foram dispensadas do processo e o próprio governo do Estado determinava, por pregões diretos, mas marcados por subjetividade, onde divulgava a publicidade oficial, a audiência pública da manhã desta sexta-feira para debater a licitação foi marcada pelo elogio das empresas à transparência e aos critérios técnicos adotados pelo novo governo.
“Não apresentamos uma sugestão de alteração ao edital. Ele está preciso, detalhado e bastante criterioso”, disse o consultor jurídico da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Paulo Gomes de Oliveira Filho. “Não é só o retorno das agências ao processo, mas a transparência na informação prestada à população paranaense. Finalmente ela será calcada em critérios técnicos. Isso que, infelizmente o ex-governador Requião estava passando por cima e por isso ingressamos com quatro ações”, justificou. Ele destacou ainda o fato de o edital não fazer exigência de um capital social mínimo, o que permite que agências menores, segmentadas, ou de fora de Curitiba também participem do processo.
Para o secretário estadual de Comunicação Social, Marcelo Catani, a mudança entre o que se está fazendo com esta licitação e a forma de contratar publicidade do governo anterior é simples: “é o cumprimento da legislação. Não estamos inventando nada, apenas cumprindo o que determina a legislação. Assim, não se corre riscos”. Para o secretário, os resultados serão muito mais expressivos, com a publicidade oficial chegando, de fato ao maior número possível de cidadão paranaenses. “O estado vai viver um novo momento, com o recurso público sendo investido com critérios extremamente técnicos, respeitando cada veículo, jornal emissora de TV e rádio, dentro de sua importância para seu mercado e sua região”, comentou.
Após a audiência e a abertura do edital para consultas, o governo deve dentro de 15 dias, publicar o edital de licitação. Aí, as empresas interessadas terão prazo de 45 dias para se credenciar a participar do processo. Os contratos devem ser firmados no início do ano que vem.
