O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, vem a Curitiba na próxima segunda-feira, 28, para dar a largada no processo de recadastramento dos eleitores da cidade, que será uma das quatro capitais do país a usar o sistema biométrico de votação. O ministro vem para explicar as vantagens e o funcionamento da urna biométrica, que identificará o eleitor por meio das impressões digitais.
A partir de terça-feira, os eleitores da cidade já podem se dirigir à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se registrar no novo sistema. A inscrição deve ser feita mediante a apresentação do título de eleitor, identidade e comprovante de residência. No TRE, o eleitor será fotografado e suas digitais serão colhidas para o novo sistema.
O TRE distribuiu os eleitores por mês de nascimento. Aqueles que fazem aniversário em janeiro terão o mês de abril para se apresentar à Justiça Eleitoral. Os nascidos em fevereiro se recadastram em maio e assim por diante. O prazo termina em 20 de janeiro do próximo ano.
Pelas estimativas do TRE, uma média de cem mil eleitores serão recadastrados a cada mês. O último levantamento apontou que Curitiba tem 1,2 milhão de eleitores.
O recadastramento será realizado na Central de Atendimento ao Eleitor, nas dependências do Fórum Eleitoral de Curitiba, situado na Rua João Parolin, nº 55, bairro Prado Velho, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 09:00 às 18:00 horas. Quem não comparecer terá o título de eleitor cancelado.