Alcyone: passagem conturbada pelo governo. |
O governador Jaime Lerner (PFL) formalizou ontem a demissão de Alcyone Saliba da Secretaria da Educação, antecipada pelo Paraná-Online na edição de quarta-feira. A nova secretária será Sueli Seixas, que já ocupou o cargo na esfera municipal entre 1988 e 1992, quando Lerner foi prefeito de Curitiba. A versão oficial é de que Saliba pediu demissão e que está analisando um convite do governador para integrar a Agência de Infraestrutura, criada recentemente por Lerner.
Alcyone Saliba dava as cartas na área da Educação no Paraná desde o primeiro mandato de Lerner. Ela era funcionária do Banco Mundial antes de vir trabalhar no Paraná. A secretária nunca foi muito popular entre os professores nem entre a base do governo na Assembléia Legislativa. Mas mantinha boas relações com o presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB). Em dezembro de 2000, Salyba chegou a ser dispensada durante uma reforma do secretariado, mas o governador voltou atrás e manteve-a no cargo.
O Palácio Iguaçu não forneceu maiores explicações sobre a troca de titular da Educação. Alcyone Salyba não quis dar entrevistas ontem sobre o assunto. Ela foi demitida por ter apoiado o projeto do deputado Hermas Brandão (PSDB), que amplia a hora-atividade de 10% para 20% para os professores da rede pública estadual. O projeto foi aprovado em primeira discussão pelos deputados estaduais e a segunda votação foi interrompida depois que o governo avisou que não há recursos em caixa para implantar a medida. A matéria deve retornar ao plenário na próxima segunda-feira. O impasse envolve a bancada governista, que resiste em derrubar o projeto. Eles têm medo de prejuízos eleitorais.
O Palácio Iguaçu foi informado de que Salyba colaborou até mesmo com a formulação do projeto. O governador ficou irritado, já que não tinha sido consultado previamente. O aumento da hora-atividade era uma iniciativa que Lerner gostaria de ter tomado se não esbarrasse na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Substituta
Coordenadora-geral do Programa Usina de Conhecimento desde 1995, a nova secretária é professora do ensino fundamental, médio e superior.