A três dias das eleições, o governador Jaime Lerner (PFL) embarcou ontem para a França, onde vai comandar pela primeira vez na condição de presidente a primeira reunião da União Internacional dos Arquitetos. Será a viagem mais curtas das 46 que ele já fez ao Exterior nestes oito anos de mandato. O governador participa hoje da reunião e retorna no sábado à noite, a tempo de votar nos seus candidatos, no domingo.
Lerner foi eleito para a presidência da União, que tem sede em Paris, em agosto. A licença de ontem foi a segunda no período de trinta dias. A primeira foi no início do mês e durou uma semana. Neste intervalo, o governador atuou como cabo eleitoral do seu candidato ao governo, Beto Richa (PSDB). Lerner reassumiu o cargo na quarta-feira passada e deveria ter se licenciado novamente nesta segunda, para participar da reta final da campanha de Beto. Mas ele acabou sendo convocado para a reunião em Paris.
A participação de Lerner na campanha de Beto terminou de forma melancólica. O governador e o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), foram vaiados no comício conjunto de Beto Richa e José Serra, realizado no sábado passado na Boca Maldita.
A presidência da União Internacional dos Arquitetos poderá ser a ocupação principal do governador depois que ele deixar o cargo, em 1.º de janeiro, se o senador José Serra (PSDB) perder a eleição presidencial. Lerner está sendo cotado para assumir um ministério num suposto governo Serra. O governador colaborou com a elaboração do programa de governo do tucano na área de desenvolvimento e planejamento urbano.