O deputado Ney Leprevost está propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os planos de saúde no Paraná. O deputado começa a colher assinaturas na próxima segunda-feira (12). Ele precisa de pelo menos 18 assinaturas dos 54 deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Paraná para sua proposta ir adiante. Na prática, ela vai entrar na fila das CPIs, pois há um limite para funcionamento de comissões na Casa e ele está atualmente esgotado.
A abertura de uma CPI foi motivada pelas reclamações de órgãos de defesa do consumidor, do Ministério Público do Paraná, da classe médica e da população contra os planos de saúde. Leprevost também está analisando um relatório do Procon do Paraná enviado pelo órgão a seu pedido, sobre as reclamações dos últimos cinco anos contra os planos e operadoras de saúde. Segundo o relatório, foram 10.096 atendimentos relacionados aos planos de saúde naquele período.
De acordo com o parlamentar, a reclamação mais grave é a pressão que os planos de saúde fazem contra os médicos, para eles não pedirem determinados exames aos pacientes porque são caros. “Acho que os planos de saúde, embora sejam empresas privadas que objetivam o lucro, agem de forma ilegal e imoral, colocando a sua ganância em primeiro lugar e prejudicando a classe médica e os usuários, inclusive podendo fazer com que as pessoas percam seu bem mais precioso que é a vida”, disse Leprevost.