Multados
Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), o governador e candidato à reeleição Beto Richa (PSDB), sua candidata a vice, Cida Borghetti (PROS), a coligação “Todos Pelo Paraná” e o secretário de Comunicação Social, Marcelo Catani, foram multados em R$ 10 mil cada por propaganda institucional irregular. A ação foi movida pela coligação Paraná Olhando Pra Frente, que tem Gleisi Hoffmann (PT) como candidata.
Fotos
O motivo da condenação foram três fotos, divulgadas no Facebook do governo do estado, em que Richa aparece em reunião com vereadores de Curitiba favoráveis à sua reeleição. De acordo com a sentença, a notícia da reunião não teria teor urgente e nem grave únicas razões permitidas para divulgação de notícias institucionais durante o período eleitoral. O advogado da campanha, Cristiano Holtz, afirma que vai recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral
(TSE).
Doadores
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral encaminhou ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido para que autorize a divulgação, antes das eleições, dos nomes de todos os doadores das campanhas eleitorais. A medida daria mais transparência ao processo eleitoral e facilitaria as escolhas do eleitor. Pelas normas vigentes, os candidatos só devem prestar contas em duas oportunidades antes do pleito – nos dias 6 de agosto e 6 de setembro. Após esse período, os nomes são mantidos em sigilo até trinta dias após as eleições.
Pesquisa
O Datafolha vai às ruas nesta semana para nova pesquisa eleitoral sobre a corrida presidencial, segundo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento é encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.