O Carnaval acabou, mas os meios políticos ainda estão em ritmo arrastado. A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Curitiba somente retomam as sessões deliberativas na próxima segunda-feira. A Assembleia Legislativa reabre as portas hoje, 26, devido à exigência de funcionamento das agências bancárias instaladas no prédio.
A Câmara Municipal também terá expediente hoje, mas as votações somente estão previstas para a próxima semana. Mas a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba realiza hoje, a partir das 14 horas, a primeira audiência pública do ano para receber a prestação de contas da prefeitura sobre o cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2008.
Em Brasília, o feriado também foi esticado no Congresso Nacional. O Senado reabre para sessões com votações somente na próxima terça-feira, dia 3. Até lá, os senadores podem fazer apenas debates e reuniões plenárias. A Câmara dos Deputados seguirá o mesmo ritmo.
Nas bases
Na Assembleia Legislativa, a pauta da próxima semana prevê a apresentação e votação do parecer da Comissão Especial criada para analisar a proposta do governo de cortar a isenção fiscal para as empresas que demitirem trabalhadores.
O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), também prometeu para depois do Carnaval, a apresentação de uma pré-proposta de divulgação da aplicação da verba de ressarcimento pelos 54 deputados.
Sem expediente interno, alguns deputados aproveitam para percorrer municípios de suas bases eleitorais. Mas outros vão cumprir agenda na Assembleia Legislativa. O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) disse que já marcou uma série de reuniões com prefeitos e vereadores para hoje em seu gabinete.
No governo
No governo estadual, a rotina também foi retomada ontem à tarde, mas o governador Roberto Requião foi direto do Rio de Janeiro, onde passou o feriado de Carnaval, para a Argentina.
Ele vai a Córdoba, onde junto com o governador da província, Juan Schiaretti, assina protocolo de intenções entre os dois estados durante o Encontro Anual da Rede Internacional de Organismos Regionais de Promoção Comercial (RTPO). Viajam com o governador o secretário do Planejamento, Enio Verri, e o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Washington Alves da Rosa.
O encontro, agendado para hoje e amanhã, vai debater políticas que possam fortalecer o comércio exterior. O protocolo prevê o planejamento e a implementação de políticas de cooperação em diversos setores, como na indústria, comércio, turismo e cultura.
Entre as ações estão o incentivo ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas, o intercâmbio comercial e a elaboração de medidas voltadas a questões sociais.
Na prefeitura de Curitiba, os serviços estão funcionando normalmente. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), segundo informou a assessoria, deu expediente apenas interno e não marcou compromissos públicos para esta semana. Já o vice-prefeito, Luciano Ducci, passou o dia na Secretaria de Saúde.