A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010 prevê um crescimento de 4% a 5% para a economia paranaense no ano que vem. Entregue ontem pelo governador em exercício, Orlando Pessuti, e pelo secretário estadual de Planejamento, Enio Verri, ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Paraná, a LDO 2010 trabalha com uma previsão de receita de R$ 22,624 bilhões.
“Em função das ações que o governo paranaense promoveu, como a minirreforma fiscal, que reduziu de 25% e 18% para 12% o ICMS de 95 mil itens de consumo popular, o Estado deverá crescer acima da média nacional em 2010”, destacou Pessuti.
A proposta orçamentária não inclui o repasse federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e os recursos de empresas estatais como Copel. O secretário Enio Verri explicou que a LDO é uma previsão de arrecadação do Estado, do crescimento da economia e de investimentos.
“Se no mês de setembro a crise não tiver terminado, pode ser que a receita venha menor, entretanto os dados que nós temos hoje na economia brasileira, em especial do Paraná, apontam que nós devemos ter um orçamento otimista para o ano que vem”, disse o secretário.