Fundado no século XIX, o Teatro São João foi palco ontem da principal solenidade para comemoração do aniversário de 238 anos da Lapa. Na antiga casa de espetáculos, nove personalidades com ligações à cidade receberam a medalha General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, herói do cerco da Lapa, embate que foi decisivo para a vitória dos republicanos na Revolução Federalista. Além da homenagem, também foi assinada a ordem de serviço para implantação do sistema de água tratada do interior, que vai beneficiar a população das comunidades rurais de Carqueja, km 112, São Bento, Faxinal dos Dias e Faxinal dos Pretos.
Entre os homenageados com a Comenda General Carneiro estavam os deputados federais Max Rosenmann (PMDB-PR), Hidekazu Takayama (PMDB-PR) e Aldo Rebelo (PC do B-SP); o maestro e compositor Alceu Bocchino; o artista plástico Átila Borges; o general comandante Emir Benedetti; o gerente da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), João Adolfo Oderich; o artista plástico João Lazzarotto; e o diretor comercial da Sanepar, Natálio Stica. O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Hermas Brandão, e os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Eduardo Sciarra (DEM-PR) foram agraciados, mas não puderam comparecer para receber a medalha.
Importância
Em seu discurso de agradecimento, o deputado Aldo Rebelo destacou a importância histórica da cidade da Lapa e demonstrou conhecimento dos eventos ocorridos na cidade durante a Revolução Federalista. ?Quando teve notícia da queda da Lapa a primeira reação do Marechal Floriano Peixoto foi dizer que o general Carneiro só podia estar morto, pois era a única forma que ele capitularia?, afirmou.