Paraná

Kaefer indicado na Câmara para a comissão da reforma política

O deputado federal paranaense Alfredo Kaefer (PSDB) foi indicado pelo PSDB para fazer parte da comissão especial da Câmara dos Deputados que discutirá a reforma política. A comissão da Câmara será formada por por quatro membros titulares e quatro suplentes. No Senado, Roberto Requião (PMDB) representa o Paraná na comissão.

Kaefer já adiantou que vai defender o voto distrital misto e o fim das coligações nas proporcionais, “para garantir a representatividade para todas as regiões dos estados e do pais e fortalecer os partidos como instituição”.

O deputado também defende o fim da reeleição no executivo. “Digo abertamente que sou contrário a continuação de mandatos de prefeitos, governadores e presidentes. Entendo que, se prorrogasse para cinco ou talvez até seis anos o tempo de um governo, haveria mais possibilidades para se concretizar as boas ações. Mas para que haja essa dilatação de tempo é necessário que não se permita a reeleição direta”, argumentou.

Kaefer comentou que o momento é favorável para a aprovação da reforma política, que vê deputados e senadores dispostos a discutir o tema, mas não tem muita esperança de que as mudanças já sejam aplicadas nas eleições municipais de 2012, pois, para isso, a reforma teria de ser aprovada um ano antes do pleito, ou seja, antes de outubro. “Com duas comissões, uma no Senado e uma na Câmara, podemos ter dois projetos bem diferentes, e daí a tramitação passa de um ano”, disse, defendendo a fusão das comissões em uma comissão mista para tentar agilizar o processo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna