O juiz da 2ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes do Amazonas, Mauro Anthony, aceitou ontem o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e decidiu afastar o vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza (PP), e o vereador Fausto Souza (PRTB) dos cargos que ocupam na prefeitura e na Câmara Municipal da capital amazonense. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AM), a ação movida pelo MPE considera que os dois – que estão sendo processados por associação com o narcotráfico – afetam a credibilidade das instituições que representam.
O pedido de afastamento se baseia no Código de Processo Penal, que permite ao juiz, após acolher denúncia do crime, a decretação do “afastamento cautelar” dos denunciados de suas funções, caso sejam funcionários públicos. Ainda segundo o TJ, Carlos e Fausto Souza são irmãos do ex-deputado Wallace Souza – que teve o mandato cassado no dia 1 de outubro do ano passado por quebra de decoro parlamentar após o suposto envolvimento de seu nome em organizações criminosas.
Os dois políticos deram entrada no registro de candidatura para a eleição deste ano. Carlos é candidato a deputado federal e Fausto, a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. A prefeitura e a Câmara de Manaus devem ser notificadas sobre a decisão do juiz ainda hoje.