O diretor de Planejamento, José Moraes Neto, assumiu a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A posse foi anteontem à noite, em Porto Alegre, durante reunião do Conselho de Administração do banco.
Moraes substitui Airton Pisseti, que havia sido nomeado pelo ex-governador Roberto Requião (PMDB) e foi demitido na semana passada pelo atual governador, Orlando Pessuti (PMDB).
A presidência do BRDE cabe ao Paraná até o final do ano. Os três estados do Sul fazem rodízio no cargo. Para o lugar de Moraes na diretoria de Planejamento, o governador Orlando Pessuti (PMDB) indicou o economista Wilson Portes, um dos seus mais próximos assessores, com quem já trabalha há muitos anos. Atualmente, Portes era o coordenador executivo do Comitê da Copa. Portes ainda não tomou posse já que é necessário o aval do Banco Central à nomeação.
Moraes é da equipe de Requião. No primeiro mandato, Requião deu a Moraes a presidência do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Requião o nomeou para o BRDE em 2009, primeiro para a diretoria de Acompanhamento e Recuperação de Créditos e depois assumiu a diretoria de Planejamento.
Pisseti deixou o cargo na semana passada, junto com o assessor especial Benedito Pires. Pessuti já substituiu a maioria dos auxiliares escolhidos por Requião, com quem está rompido desde a posse. O governador argumenta que Requião trabalhou contra sua pré-candidatura ao governo do Estado.