O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu disse hoje, em Fortaleza, que duvida da veracidade do resultado da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira.
“Ponho em dúvida o resultado dessa pesquisa”, afirmou ao ser questionado sobre o alto índice de rejeição apresentado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista à sucessão de Lula. “O PT não tem esse índice. O Lula não tem essa rejeição toda. Por que a Dilma teria?”, questionou Dirceu.
Ele também descartou por completo a hipótese de o PT disputar a Presidência em 2010 com chapa pura, tendo o ministro da Justiça, Tarso Genro, como vice de Dilma. “Não tem a menor possibilidade”, afirmou categórico. De acordo com Dirceu, a vaga de vice ficará mesmo com o PMDB.
Na consulta do Ibope, Dilma Rousseff e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) têm os maiores índices de rejeição, com 40% dos entrevistados dizendo que não votariam em nenhuma delas para presidente.
A menor rejeição é a do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 30%. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 33% de rejeição, enquanto o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e a senadora Marina Silva (PV-AC) têm 37% cada.