politica

José Dirceu diz que vai se dedicar à família e a seu julgamento

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula) disse que agora, em liberdade, pretende se dedicar exclusivamente à família. A interlocutores ele afirmou, ainda, que pretende estudar detalhadamente as ações penais da Lava Jato em que é réu e se preparar para seu julgamento na segunda instância judicial.

Dirceu, que está em Curitiba, segue nesta quinta-feira, 4, de carro, para Brasília, onde vai morar, monitorado por uma tornozeleira eletrônica. O ex-ministro foi solto na quarta-feira, 3, por ordem do Supremo Tribunal Federal. Por três votos a 2, os ministros da 2.ª Turma da Corte deram habeas corpus a Dirceu, revogando o decreto de prisão que pesava contra ele desde julho de 2015 – ele foi preso no dia 3 de agosto daquele ano.

Condenado pelo juiz Sérgio Moro a 32 anos e um mês de cadeia, por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, o ex-ministro ganhou a liberdade porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ainda não julgou os recursos da defesa contra as sentenças a ele impostas.

O Supremo firmou jurisprudência no sentido de que apenas os condenados pela segunda instância judicial podem ser presos. Por meio de seu advogado, o criminalista Roberto Podval, Dirceu quer reverter as punições que Moro aplicou em duas ações penais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo