Com a posse do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) no Ministério das Comunicações no lugar do deputado federal Miro Teixeira (PDT, assumirá a liderança do governo Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara Federal), o deputado federal paranaense José Borba deverá ser o novo líder do PMDB na Câmara Federal. Borba tem o inteiro aval do novo ministro que, antes de ser convidado oficialmente para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva , providenciou um documento assinado pela maioria da bancada reconduzindo-o ao cargo de líder. Como sua ida para o Ministério se consolidou, o apoio de Eunício a Borba é tido como a garantia de que o deputado paranaense será o seu substituto na liderança da bancada, derrotando as possibilidades de um outro paranaense, Osmar Serraglio, ocupar a função.

A confirmação de Borba na posição de líder será feita em fevereiro, quando a Câmara recomeça o período das sessões ordinárias. Borba será oficializado no cargo após reunião da bancada peemedebista que, ao reeleger Eunício, comprometeu-se indiretamente a apoiar quem ele indicar.

No último final de semana, quando a nomeação de Eunício para o Ministério já era quase certa, Borba se reuniu com o governador Roberto Requião (PMDB) em Curitiba. Requião, segundo a revista Isto É, costuma se referir ao deputado como “Borba Gato” e teria preferência por Serraglio. O futuro líder do PMDB tratou de desfazer qualquer mal entendido na conversa com o governador e desta forma, neutralizar alguma possível resistência de Requião à sua indicação para a liderança da bancada.

continua após a publicidade

continua após a publicidade