O ex-vice-presidente José Alencar, de 79 anos, foi internado novamente ontem, às 14 horas, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com peritonite causada por perfuração intestinal.
O cirurgião Raul Cutait, que integra a equipe médica responsável pelo atendimento de Alencar, afirmou que seu estado de saúde é grave. Cutait descartou uma nova cirurgia.
Boletim assinado pela equipe médica, divulgado pouco antes das 19h30, informa que “o paciente está consciente e sendo submetido a exames para avaliação da conduta médica a ser adotada”. O ex-vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Ele luta há 13 anos contra um câncer no abdome – e nesse período já foi submetido a 17 cirurgias.
No último dia 25, aniversário de São Paulo, Alencar foi liberado para receber uma homenagem e teve alta. Levado à Prefeitura, no centro de São Paulo, recebeu a Medalha 25 de Janeiro e, emocionado, tendo ao lado a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso de nove minutos.
Desde então, ele prosseguiu o tratamento de quimioterapia, via oral, em casa, mas com o compromisso de, três vezes por semana, reapresentar-se no hospital para fazer diálise.
O boletim médico de hoje não indica o que provocou a perfuração intestinal. Cita apenas que Alencar está com peritonite, inflamação do revestimento da cavidade abdominal.Ele é assinado pela equipe médica formada pelos doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Paulo Ayroza Galvão, Roberto Kalil Filho, David Uip e Miguel Srougi.