Projeto de lei

Jobim diz que Defesa está em processo de ‘civilização’

Ao comentar o projeto de lei complementar que fortalece o Ministério da Defesa e dá poderes de polícia à Marinha e à Aeronáutica, o ministro da pasta, Nelson Jobim, disse que o País está “em um momento político efetivo e real no sentido de viabilizar a civilização do Ministério da Defesa”.

Ele informou que um projeto de lei específico será enviado ao Congresso para criar um curso de formação em Defesa para civis. O curso será ministrado por um instituto vinculado à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

“Vamos privilegiar a formação com a criação de um instituto para a carreira civil de Defesa. Independente da mudança de ministro, você terá uma estrutura burocrática civil que domine temas de Defesa, o que hoje não existe”, disse.

Para o ministro, a possibilidade de a Marinha e a Aeronáutica fazerem revistas e prisões em flagrante, quando não houver a presença da Polícia Civil ou Federal, vai dar agilidade ao combate à entrada clandestina de drogas e armas pela fronteira.

“É uma questão de dar uma função suplementar e subsidiária às forças auxiliares ao combate ao crime organizado”, afirmou. O ministro está no Rio para uma visita ao Centro de Tecnologia do Exército em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna