O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o apresentador Luciano Huck foram destaque no debate sobre os atores políticos nas redes sociais na última semana, mostra levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Os dois apresentaram aumento das menções por pautas negativas. Enquanto repercutiu a compra feita por Huck de um jatinho por meio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2013, o prefeito da capital paulista foi tema de comentários por causa de uma foto tirada ao lado do cantor Zeca Pagodinho, no carnaval de São Paulo, em que o artista aparenta estar contrariado ao lado do tucano.

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Até então, Luciano Huck era cotado como presidenciável nas eleições de outubro. Nesta quinta-feira, 15, no entanto, ele confirmou que não será candidato neste ano. As menções a ele cresceram nas redes sociais, apontou a pesquisa da FGV, na esteira das especulações sobre sua possível candidatura. Declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que sinalizavam empatia com o apresentador contribuíram para a especulação.

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“Huck apresenta expressiva associação a temas econômicos por conta da repercussão do uso de recursos públicos para comprar um avião. O apresentador foi muito criticado por perfis da oposição, que contrastou o posicionamento liberal de Huck com a adesão a práticas antigas da política e a dinheiro público para adquirir um bem privado”, diz o relatório do levantamento.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ainda lideram o debate no Twitter e no Facebook, mostra o levantamento. O petista teve 341.759 menções ao seu nome no Twitter entre os dias 8 e 14 de fevereiro. Bolsonaro registrou 218.229 e Doria, 53.424.

O levantamento da FGV analisa que as menções a Doria têm, em alguma medida, crescido nas últimas semanas entre os atores políticos que não se declaram nos polos ideológicos identificados com Lula e Bolsonaro. Durante a primeira semana de fevereiro, João Amoedo (Novo) novamente perdeu espaço no debate via Twitter, mas apresenta volume de menções superior ao de nomes como Rodrigo Maia (DEM), Henrique Meirelles (PSD) e Marina Silva (Rede)

No Facebook, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) manteve o aumento de participação, consolidando a principal presidenciável em engajamento com os seguidores com uma provável ausência de Lula nas eleições. Ela, assim como o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), vem apostando em alto volume de comentários e postagens na rede social e conseguiu aumentar de forma considerável o impacto de suas ações, observa o levantamento. “Os dois, assim, se juntam a Lula e a Jair Bolsonaro como os quatro principais articuladores de engajamento no Facebook, muito acima dos demais potenciais candidatos à Presidência.”