O governador Jaime Lerner recebeu ontem a visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, e do cônsul-geral norte-americano Patrick Duddy. Durante o encontro, em Curitiba, Lerner e a comitiva americana falaram sobre a importância do relacionamento dos Estados Unidos com o Brasil e com os governos estaduais.
“Foi uma troca de idéias bastante interessante. A embaixadora tem uma visão muito boa do nosso País”, disse Lerner. “A expectativa é que este relacionamento se acentue, principalmente com o Paraná, que tem se destacado em seus contatos internacionais, o que permitiu a instalação de várias empresas estrangeiras no Estado.”
A embaixadora disse que o Paraná é muito bem-visto pelos americanos. “É um Estado com idéias criativas, com uma importância muito grande no cenário brasileiro”, afirmou Donna. “Se antes Curitiba era apontada como cidade-modelo, agora percebemos que todo o Paraná atingiu um excelente grau de desenvolvimento.”
Lerner relatou à embaixadora como se deu a transformação econômica do Estado nos últimos anos, com uma acentuada industrialização. “O Paraná tem uma posição geográfica privilegiada e uma excelente qualidade de vida. Com investimentos em infra-estrutura e qualificação profissional, o Estado ficou extremamente competitivo.”
No aspecto nacional, a embaixadora elogiou a transição democrática que está ocorrendo no Brasil, tanto no governo federal como nos estaduais.