Com viagem marcada para o próximo dia 22, com destino a Bonn, na Alemanha, o prefeito Beto Richa (PSDB) será substituído no cargo pelo procurador-geral do município, Ivan Bonilha.
Será a primeira aplicação da mudança na Lei Orgânica de Curitiba, aprovada em março deste ano e que permite a posse do procurador-geral no cargo de prefeito, se os sucessores diretos, o vice-prefeito, o presidente e os vice-presidentes da Câmara, não puderem assumir no lugar do titular.
É o que vai acontecer na próxima semana. O vice-prefeito Luciano Ducci (PSB) agendou uma viagem para o mesmo período da licença de Beto. De acordo com sua assessoria, ele se afasta para resolver assuntos particulares. E ao que tudo indica, vai ocorrer o mesmo com os demais substitutos de Beto, que evitarão tomar posse para não serem alcançados pela lei das inelegibilidades, segundo a qual, aqueles que tomarem posse no Executivo são impedidos de se candidatar à eleição. Depois de Ducci, o próximo na linha de sucessão é o presidente da Câmara, João Claudio Derosso (PSDB).
Ele é candidato à reeleição como vereador e também teria uma viagem na agenda. Os sucessores seguintes, o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT) e o segundo vice-presidente, Ademir Manfron (PP), também são candidatos e serão alcançados pela lei eleitoral se tomarem posse.
Em março, a Câmara mudou a Lei Orgânica, com o argumento de que era omissa sobre a sucessão do prefeito quando o vice-prefeito, o presidente e os vice-presidentes da Câmara não pudessem assumir o cargo. A bancada de oposição viu na alteração uma tentativa de evitar que o vereador André Passos ocupasse o cargo de prefeito, já que é o único entre os 38 vereadores que não concorre à reeleição.
Beto vai à Alemanha participar da 9.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP) e Encontro das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP). Como anfitrião dos encontros anteriores realizados em 2006, em Curitiba, Beto foi convidado a fazer a leitura da carta dos prefeitos do mundo sobre biodiversidade durante a conferência.
Leia mais:
Assembléias Legislativas querem ter mais autonomia
PSB engrossa a frente de oposição no Estado
Partidos estão em busca de um vice perfeito