O senador e ex-presidente da República, Itamar Franco (PPS-MG), está internado para tratar de uma leucemia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo informações da assessoria do senador, Itamar Franco procurou o hospital, no dia 21, com sintomas de uma forte gripe. Durante exames de rotina, os médicos descobriram a leucemia em estágio inicial.

continua após a publicidade

O ex-presidente deverá permanecer licenciado do Senado pelos próximos 30 dias. A vaga dele não será ocupada pelo suplente porque o regimento interno da casa só prevê a substituição a partir de 120 dias de afastamento.

O senador Itamar Franco tem 81 anos e, além de presidente da República, cargo que assumiu após o impeachment de Fernando Collor, foi governador de Minas Gerais e embaixador do Brasil na Itália e em Portugal. O político mineiro voltou ao Senado na atual legislatura.

Telefonema

continua após a publicidade

Após conversar por telefone com o senador Itamar Franco (PPS-MG), internado em São Paulo para tratar uma leucemia, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) informou que o ex-presidente da República sairá de licença por 30 dias. Aécio disse aos colegas de plenário que Itamar já deu início ao tratamento contra a doença e teve uma “reação extraordinária”.

De acordo com Aécio, Itamar está bem disposto e poderá voltar a exercer suas funções no Senado em breve. “Conversei com seu médico agora há pouco. Ele pede que eu comunique a seus pares que estará ausente nos próximos 30 dias. Solicitou a licença oficial da Casa, mas tem plena convicção e a mesma compartilhada pelos seus médicos, Dr. Nelson Hamerschlak e Dr. Oscar Fernando dos Santos, que superada essa primeira fase, dentro de 30 dias, estará de volta aqui conosco, compartilhando do nosso dia a dia”, disse o senador.

continua após a publicidade

Itamar está internado desde o dia 21 no Centro de Hematologia e Oncologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo boletim divulgado pelo hospital hoje, Itamar teve a doença diagnosticada no início e vem reagindo bem ao tratamento, o que faz os médicos cogitarem sua alta em curto prazo.

Amigo e secretário parlamentar do senador Itamar Franco (PPS-MG), o ex-deputado federal Marcello Siqueira disse hoje (25) que o ex-presidente recebeu com “tranquilidade” o diagnóstico de leucemia.

Siqueira, que trabalha para Itamar em Juiz de Fora (MG), disse que conversou hoje (25) com o senador. “Claro que não é uma notícia boa, mas faz parte da vida”, observou. “No geral, o estado dele é muito bom. É um sujeito muito forte e agora vai fazer o tratamento. Vamos esperar pela cura.”

O presidente do PPS-MG, Paulo Elisiário, foi surpreendido pela notícia. “Não posso dizer da repercussão porque estou sabendo agora”, disse. “Obviamente que vai ter um impacto, primeiro um impacto humano, porque é uma pessoa muito querida. E a gente deixa temporariamente de ter uma voz qualificada de oposição ao governo no Congresso”, destacou Elisiário.

O primeiro suplente do senador é o ex-deputado federal e ex-deputado estadual José Perrela de Oliveira Costa, o Zezé Perrella, mais conhecido por presidir o clube Cruzeiro. O segundo suplente é a vereadora de Belo Horizonte, Elaine Matozinhos (PTB).