Itaipu ganha duas últimas unidades

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, visitou ontem a Editora O Estado do Paraná. Ele veio convidar o empresário Paulo Pimentel, presidente do Grupo Paulo Pimentel, para a inauguração das duas últimas unidades geradoras da usina de Itaipu, dia 21 de maio, em Foz do Iguaçu. Na solenidade, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, serão ativadas a 19.ª e 20.ª turbinas, o que representa a conclusão da maior hidrelétrica do mundo, que elevará sua potência instalada de 12.600 megawatts (MW) para 14.000 MW.

?É a grande festa de Itaipu, que marca a conclusão de um projeto de 1974. Com certeza estarei lá?, disse Paulo Pimentel, respondendo prontamente ao convite. O presidente paraguaio, Nicanor Duarte, é outra autoridade com presença confirmada na inauguração. Após o início da operação das turbinas U-9A e U-18A, Samek apresentará a Lula e Duarte as instalações do Programa Tecnológico Itaipu, que, entre outras ações, desenvolverá o carro elétrico.

Na visita de ontem, Samek revelou estar realizado com o feito histórico de sua gestão à frente da Itaipu e revelou que em seu discurso na segunda-feira irá destacar o comprometimento com as questões ambientais durante a construção e operação da usina. Tal questão já foi, inclusive, ressaltada pelo presidente Lula em recentes entrevistas. Garantindo que a construção de duas novas usinas de hidrelétricas no Rio Madeira não causará impacto ambiental, o presidente citou Itaipu, onde foi construído um canal de 112 metros de altura para permitir a piracema dos peixes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo