O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), afirmou nesta terça-feira, 10, que a intenção da Casa é levar o projeto de lei da repatriação de ativos de brasileiros no exterior para votação amanhã no plenário da Câmara. “Deve ir para plenário amanhã, se conseguirmos vencer a medida provisória que está trancando a pauta ainda hoje”, disse o líder depois de encontro com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.
Segundo Picciani, os esclarecimentos dados por Rachid sobre os contribuintes que poderão aderir ao programa e sobre as penas e modalidades de crimes que estão sendo anistiadas na matéria foram importante para os esclarecimentos dos deputados da bancada que estavam presentes no encontro.
Sobre uma possível aprovação do texto, o líder do PMDB afirmou que o partido é favorável à matéria, mas que alguns parlamentares continuarão com os seus encaminhamentos políticos contrários ao PL. “O partido sempre esteve mais favorável para aprovação da matéria, mas creio que encontro ajudou os que tinham dúvida”, afirmou.
Com uma arrecadação mais fraca do que o esperado pelo governo e contando com receitas extras para fechar o ano, Rachid preferiu não entrar em detalhes e não dizer aos deputados os valores que o governo espera arrecadar com os impostos e multas para quem resolver retornar com o dinheiro para o Brasil. O líder afirmou que ele não quis falar sobre as expectativas.
O secretário da Receita saiu do encontro sem falar com a imprensa que o aguardava na saída e cedeu a palavra a Picciani.