O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), disse que não há consenso na legenda sobre o projeto do líder do partido no Senado, Ronaldo Caiado (GO), para a criação de um fundo público de campanhas. “Nós nem conversamos no partido ainda sobre isso. O Caiado não conversou com o partido ainda”, disse Agripino à reportagem. Embora a matéria já esteja pronta para votação no plenário da Casa, ele destacou que o debate sobre a proposta do correligionário ainda está na “estaca zero”.

continua após a publicidade

Pelo texto de Caiado, fica estabelecido que os recursos do fundo eleitoral viriam do dinheiro que o governo repassa a emissoras de rádio e televisão por transmitirem os programas eleitorais e de multas aplicadas às legendas. Desta forma, os programas seriam exibidos apenas na TV e rádio públicas, a menos que as legendas comprem espaço nos veículos privados de comunicação.

continua após a publicidade

De acordo com o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), a ideia de Caiado é “a melhor que se apresentou dentre as hipóteses para financiamento público”, mas há divergência na sigla sobre qual seria o melhor modelo de financiamento de campanha no Brasil. Ele ponderou que, se o projeto de Caiado for a votação, contará com “total apoio” da bancada.

continua após a publicidade

“A bancada vê com bons olhos (a matéria de Caiado), mas também há uma parte da bancada que defende que não sejam usados recursos públicos de nenhuma natureza e que seja utilizado o financiamento privado com limitadores, por entender que a sociedade não compreende o custo desse modelo de financiamento público”, declarou Efraim.