As últimas pesquisas divulgadas antes da eleição de hoje para a Prefeitura de Curitiba mantiveram a tendência de reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB) já no primeiro turno. Divulgadas na noite de ontem pela Rede Paranaense de Comunicação, as pesquisas Ibope e Datafolha conferiram índices de intenção de voto superiores a 70% para o tucano, enquanto, juntas, todas as demais candidaturas não somam 25%.

continua após a publicidade

Na pesquisa Ibope, o prefeito aparece com 73% das intenções de voto. A segunda colocada, Gleisi Hoffmann (PT), soma 16%. Carlos Moreira (PMDB), Bruno Meirinho (PSOL), Fábio Camargo (PTB) e Ricardo Gomyde (PCdoB) têm 1%. Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) não pontuaram.

Quatro por cento dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto outros 4% ainda estão indecisos. O Ibope entrevistou 600 pessoas entre os dias 1.º e 4 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 1954/2008.

A pesquisa Datafolha apresenta um quadro muito semelhante. Com margem de erro de dois pontos e 1654 entrevistados entre os dias 3 e 4 de outubro, o instituto coloca Beto com 72% das intenções de voto, enquanto Gleisi tem 18%. Carlos Moreira, Fábio Camargo, Maurício Furtado e Ricardo Gomyde atingiram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. O índice de votos brancos e nulos é de 3%, o mesmo percentual de eleitores indecisos. A pesquisa está registrada sob o número 1958/2008 no TRE-PR.

continua após a publicidade

“Fizemos uma campanha de alto nível, com boas propostas para a cidade e sem ataques, tanto que estou saindo desta campanha sem nenhuma multa por infração eleitoral. As pesquisas mostram a aprovação da população às propostas e à administração, por isso tenho certeza que as urnas vão confirmar o desejo da maioria absoluta dos curitibanos de que o trabalho continue”, declarou Beto Richa a respeito das pesquisas. A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, como de costume, não comentou os resultados das pesquisas.