A estratégia de Aécio Neves (PSDB) de atacar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) no debate de ontem a noite foi destacada em alguns veículos de comunicação europeus, especialmente na Espanha e Portugal. O jornal espanhol El País diz que o tucano “usou os últimos cartuchos” contra a adversária e a emissora portuguesa RTP destacou que as denúncias envolvendo a estatal Petrobras dominaram o debate.
Para o El País, o candidato tucano partiu para o ataque para tentar reduzir a vantagem de Dilma registrada nas pesquisas mais recentes. “Aécio aproveitou o horário de máxima audiência no canal de televisão mais visto do Brasil para voltar à carga com as acusações de corrupção e de mau uso da máquina pública”. Para o jornal, Dilma esteve “na defensiva” e discursou especialmente para os mais pobres.
Reportagem transmitida pela emissora RTP de Portugal diz que o debate da Rede Globo “não trouxe grandes novidades” e que as denúncias de corrupção voltaram a dominar o debate. A reportagem exibida no principal telejornal das manhãs da emissora destacou a publicação de nova denúncia pela revista “Veja”, tema explorado pelo tucano e a depredação registrada ontem em frente à editora dona da publicação em São Paulo.
No Reino Unido, a página da BBC na internet publicou artigo sobre a disputa em Minas Gerais, terra de Dilma e Aécio. O debate de sexta-feira e as novas denúncias de corrupção, porém, parecem não ter interessado muito os veículos de comunicação britânicos.