Ideli Salvatti acredita que processo do mensalão pode prejudicar PT em 2010

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), admitiu nesta terça-feira (28) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abrir processo contra políticos do PT envolvidos no caso do mensalão terá impacto negativo para o partido agora e nas eleições de 2010. "É óbvio que é uma perda para o partido, porque envolve pessoas que tiveram papel relevante na nossa história", disse a líder, desde já preocupada com a demora no julgamento dos petistas. "Isto vai se arrastar muito. Está configurado que é para ficar na frigideira até o processo eleitoral definitivo para nós, que é 2010", avaliou.

Além do desgaste de ver petistas processados por corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, preocupa o partido o fato de que 2010 será a primeira eleição com Lula sem ser candidato. A líder ainda suspeita de que haja perseguição ao PT. "O que eu estranho é que havia dois casos do esquema do chamado valerioduto, um envolvendo petistas e outro o PSDB de Minas Gerais. Se o modelo, o esquema de desvio de dinheiro era o mesmo, não entendo porque se separou as denúncias", observou a senadora, para concluir em seguida: "Nada acontece por acaso".

A líder petista lembra que a opinião pública já reagiu aos exageros nos ataques da oposição, que queria "exterminar" o PT na campanha eleitoral passada, quando seu partido conquistou algo em torno de 40% a mais de votos do que a disputa de 2002. Insistiu, no entanto, que hoje "se criou um clima" em que os aspectos jurídicos das denúncias e dos julgamentos são menos importantes que os políticos. E ao final, duvidou até da isenção do Supremo. "Eu gostaria muito que o Supremo tivesse uma posição de isenção total e absoluta. Mas como é composto por seres humanos, isso é impossível de se desejar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo