A cinco dias da eleição, o candidato do PMDB, senador Roberto Requião, assumiu a liderança na disputa para o governo do Paraná. Requião abriu uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre o candidato do PDT, senador Alvaro Dias, conforme pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Rede Paranaense de Comunicação. Requião tem 46% das intenções de votos contra 42% de Alvaro.
Do total de votos válidos, excluídos os votos nulos e em branco, Requião tem 52% e Alvaro obtém 48% das intenções de votos. O Ibope apurou que os indefinidos são 7% dos eleitores e os votos nulos e brancos somam 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19, em 89 cidades do estado, com 1.759 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de rejeição de Requião é de 26%. A rejeição do candidato pedetista é maior: 36%.
Na pesquisa anterior, divulgada na terça-feira, dia 15, os dois candidatos estavam empatados tecnicamente. Alvaro aparecia com 44% das intenções de votos contra 43% de Requião. Nas pesquisas realizadas pelo Ibope no Paraná, esta é a primeira vez que Requião aparece à frente de Alvaro.
Ajuste
Requião não comemorou os números do Ibope. Para o senador, sua vantagem é muito maior. Ele acredita que tem 11 pontos percentuais a mais que o adversário. “É o que mostra a pesquisa da Senso. Essa aponta a diferença real”, afirmou o candidato do PMDB. Requião afirmou que o Ibope está “ajustando” os números para não ser desmentido pelas urnas no próximo domingo.
O candidato do PMDB disse ainda que desde o primeiro turno não trabalha com nenhuma outra perspectiva a não ser a da vitória. “Se Deus é por nós, quem será contra?”, Otimismo
O senador Alvaro Dias disse que não se abalou com a nova pesquisa Ibope. Para o candidato do PDT, há um empate técnico entre ele e o adversário. “Esse empate é o efeito Lula, que foi bastante intenso sobretudo na Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou Álvaro. Ele comentou que a nova estrutura de apoios que recebeu na semana passada está sendo acionada e deverá produzir resultados nos próximos dias.
Alvaro afirmou que esta recuperando a vantagem na Região Metropolina de Curitiba. “No interior, nós temos uma situação privilegiada . A cada dia, ampliamos nossa vantagem”, disse Alvaro. Ele também recorreu a um segundo instituto de pesquisas, Alvorada, para questionar a vantagem do adversário. “Nosso otimismo está mantido porque a Alvorada não confirma esse resultado do Ibope. A Alvorada mostra que estamos na frente”, afirmou.