A pesquisa Ibope de intenção de voto para a presidência da República, divulgada nesta terça-feira (26) pelo site Estadão, confirma a tendência de crescimento de Marina Silva apontada na pesquisa do Datafolha. A candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT aparece com 34% das intenções de voto, contra 29% de Marina Silva e 19% do candidato do PSDB, Aécio Neves. É o segundo levantamento nacional – o primeiro foi feito pelo Datafolha – depois da morte do ex-governador pernambucano, Eduardo Campos, em um acidente de avião.
Entre os demais candidatos, o Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tem cada um 1% das intenções de voto. Os outros candidatos não chegaram individualmente a marcar 1%, mas juntos somam 1%. Com a participação de Marina como candidata, os números de voto nulo ou em branco caíram para 7%.
Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 8 de agosto, quando Campos era o candidato do PSB, Dilma tinha 38% das intenções de voto diante de 23% de Aécio e 9% de Campos. O Pastor Everaldo e Luciana Genro tinham 1 % cada um. Brancos e nulos somavam 13% e indecisos 11%.
Segundo turno
O Ibope também pesquisou um eventual segundo turno entre Dilma e Marina. No confronto direto, a candidata do PSB aparece com 45% contra 36% da petista. No enfrentamento entre Dilma e Aécio, a candidata do PT tem 41% contra 35% do tucano.
O levantamento do Ibope foi feito entre 23 e 25 de agosto, com 2.056 eleitores em 175 municípios do País. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR428/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo.