O candidato à reeleição em Curitiba, Beto Richa (PSDB), se mantém disparado na liderança com 72% das intenções de voto para a Prefeitura. Os números são da primeira pesquisa do Ibope, divulgada ontem, encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

continua após a publicidade

Em segundo lugar ficou a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, com 13%; em terceiro lugar, Fábio Camargo (PTB), com 4%. Os demais candidatos, inclusive o peemedebista Carlos Moreira, não chegaram a 1%.

A pesquisa ouviu 602 pessoas entre os dias 8 e 10 de agosto e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (n.º 1681/2008). A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Os dados mostram que Beto Richa consegue se manter bem à frente dos demais candidatos. Em julho, a pesquisa do Datafolha mostrava que o candidato do PSDB tinha 72% das intenções de voto e, agora, se manteve no mesmo patamar.

continua após a publicidade

“O resultado comprova a confiança dos curitibanos numa administração que abriu o diálogo e faz um governo em parceria com a comunidade. Estamos ainda mais motivados para continuar uma campanha de alto nível, apresentando propostas importantes para manter este novo rumo no desenvolvimento da cidade, iniciado há quatro anos”, disse Beto Richa.

A pesquisa também não mostrou nenhuma alteração entre os demais candidatos, considerando a margem de erro. Gleisi tinha 12% na pesquisa do Datafolha e agora aparece com 13%. Fábio Camargo tinha 3% e agora aparece com 4%. “Em relação à pesquisa anterior, do Datafolha, nós crescemos, o que demonstra que há espaço para debate sobre os problemas da cidade”, disse Gleisi.

continua após a publicidade

Fábio Camargo aposta que depois que começar a propaganda eleitoral na televisão deve crescer e chegar ao segundo turno. Ele afirmou que mesmo sem apoio de nenhuma máquina administrativa consegue bom desempenho. “Vou querer o apoio de Lula e Requião no segundo turno para derrotar Beto”, afirmou.

Já os demais, Carlos Moreira (PMDB), Bruno Meirinho (PSol), Ricardo Gomyde (PCdoB), Maurício Furtado (PV), Lauro Rodrigues (PTdoB), não chegaram a apresentar um ponto na preferência dos eleitores. Brancos e nulos chegaram a 4% e indecisos 6%.

Gomyde e Moreira também apostam no horário eleitoral para alavancar a campanha. “A população ainda não tomou conhecimento dos candidatos a prefeito e das próprias eleições. Os debates em curso e o início do horário eleitoral gratuito apresentarão os candidatos novatos ao eleitorado curitibano. Por enquanto, o quadro continua inalterado em relação à pesquisa anterior. O destaque maior é para a grande margem de erro na pesquisa, ou seja, tirando os dois primeiros, todos podem estar empatados”, analisou Gomyde. Já Moreira disse que “é preciso aguardar com calma e serenidade e continuar trabalhando. Tenho certeza que o resultado vai aparecer”.

O Ibope também fez uma simulação para segundo turno em Curitiba. Beto aparece com 73% dos votos e Gleisi com 19%. O instituto ouviu ainda eleitores em Foz do Iguaçu.

O candidato à reeleição Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) e o candidato Samis da Silva (PMDB) estão tecnicamente empatados. O primeiro tem 35% da preferência do eleitor e o segundo 34%. Reni Pereira (PSB) tem 11% e Dilto Vitorassi 5%. Brancos e nulos aparecem com 5% e indecisos 9%.

Em Paranavaí, a pesquisa do Ibope mostrou que o candidato Rogério Lorenzetti (PMDB) está bem a frente dos demais, tem 59% das intenções de voto. Em segundo aparece Maurício Yamakawa (PP) com 17%, depois Cesar Alexandre (PT) com 4% e Ailson de Souza (PSOL) com 1%.

Brancos e nulos somaram 7% e não souberam ou quiseram opinar 12%. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 deste mês e ouviu 504 eleitores em cada uma das duas cidades. Ambas estão registradas no TRE.