A diferença entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo mineiro caiu de 18 para 11 pontos porcentuais, conforme pesquisa Ibope divulgada hoje pela TV Globo Minas, tendo em conta a margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos. No primeiro levantamento após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Costa continua liderando a disputa com 38% das intenções de voto, seguido por Anastasia, com 27%. Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 30 de julho, o peemedebista oscilou negativamente um ponto porcentual – dentro da margem de erro – enquanto o tucano subiu seis pontos.
Vanessa Portugal (PSTU), Luiz Carlos Ferreira (PSOL) e José Fernando Aparecido (PV) aparecem na pesquisa com 1% cada. Edilson José do Nascimento (PTdoB), Fábio Bezerra (PCB) e Pedro Paulo (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto no levantamento que entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto.
Na disputa pelo Senado, Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) seguem na ponta. O ex-presidente aparece com 43% das intenções de voto, quatro pontos porcentuais a mais do que o último levantamento, quando tinha 39%. O ex-governador recuou dentro da margem de erro, de 70% para 69%. Já o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), subiu de 18% para 19%.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa foi contratada pelo próprio Ibope e está registrada sob o número 62810/2010. Os votos brancos ou nulos somam 7% e os indecisos, 25%.
Arrancada
Anastasia comemorou o resultado afirmando que ele “já demonstra de fato uma arrancada muito positiva” de sua candidatura. “A diferença caiu bastante. Estamos muito animados e estamos sentindo isso nas viagens que fazemos pelo Estado afora”, afirmou o governador, durante visita a Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Para Aécio o crescimento do candidato tucano já era previsto. O ex-governador voltou a afirmar que confia na vitória de Anastasia no primeiro turno. “Quanto mais conhecido o governador Anastasia se torna, maior a intenção de voto em relação a ele”, disse.