Paulo: encontro político
para festejar aniversário.

Promete se transformar num grande encontro político suprapartidário a comemoração do aniversário de Paulo Pimentel, candidato do PMDB ao Senado. A homenagem, organizada pela família, amigos e correligionários, acontece hoje, a partir das 19h30, no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e vai reunir lideranças políticas de vários partidos. Também são esperadas caravanas do interior, onde Paulo tem grande prestígio em função de sua passagem pelo governo do Estado e da atividade parlamentar que desempenhou durante dois mandatos sucessivos.

Nascido em Avaré (SP) e formado em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, Paulo veio para o Paraná no final da década de 50. Sua primeira missão foi dirigir a Usina Central do Paraná, em Porecatu. Em 1961 passou a comandar a Secretaria da Agricultura, convidado pelo então governador Ney Braga. Exerceu o cargo por cinco anos, revolucionando a política agrícola estadual. Foi tão bem sucedido na tarefa que acabou candidato ao governo do Estado com apenas 36 anos, vencendo um adversário de grande projeção dentro e fora do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto. Assumiu o Palácio Iguaçu em 1966, em plena vigência do regime militar, e fez uma gestão considerada modernizadora e transformadora da estrutura estadual.

Depois de deixar o governo, sofreu perseguições políticas que afetaram suas empresas de comunicação, mas não se afastou da vida pública. Elegeu-se deputado federal em 1978, e reelegeu-se em 1986, quando participou da Constituinte.

Afastado das lides políticas por alguns anos para dedicar-se à atividade empresarial comandando o Grupo Paulo Pimentel, decidiu voltar no ano passado, quando foi convidado pelo senador Roberto Requião e pela bancada do PMDB a ingressar no partido. Filiou-se com o objetivo de disputar o Senado para trabalhar na defesa dos interesses do Paraná em Brasília, com prioridade para a geração de empregos, agricultura, segurança, saúde e educação. Desde o mês passado tem se dedicado a correr os municípios paranaenses ao lado do candidato ao governo, Roberto Requião, divulgando as propostas do partido

continua após a publicidade

continua após a publicidade