Hoje é o último para regularizar o título de eleitor

Quatro horas de fila foi o que milhares de eleitores enfrentaram ontem para conseguir transferir ou regularizar o título de eleitor na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba.

O órgão, que precisou reforçar o quadro de funcionários na central de atendimento, atendeu pelo menos três mil eleitores durante todo o dia de ontem. Para hoje, último dia para solicitar o título de eleitor ou a transferência de domicílio, a expectativa do TRE é de que pelo menos quatro mil eleitores sejam atendidos.

Hoje também é o último dia para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. O primeiro turno das eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Deve procurar o TRE quem ainda não possui o título de eleitor e que tem mais de 18 anos, quem mudou de domicílio e deseja transferir o título e o eleitor que estiver com o documento cancelado. O eleitor que precisar tirar a segunda via do título poderá fazê-lo até dez dias antes da eleição.

Para o subchefe da Central de Atendimento do TRE em Curitiba, Rogério Born, a grande procura pelo órgão se deve a três principais motivos. Para ele, com a intensificação do assunto “eleição” na mídia, aumenta a preocupação.

“As pessoas acabam deixando para resolver na última hora e acabam ficando despreocupadas”, afirma. De acordo com Born, muitas das pessoas que entram na fila não precisariam ser atendidas agora. “A maioria desse pessoal faz uma confusão com a regra que prevê o cancelamento do título”, afirma Born.

Segundo ele, o documento só é cancelado após o eleitor deixar de votar por três turnos e não justificar a ausência em nenhum deles. “O pessoal confunde e tem a ideia equivocada de que o cancelamento se dá mesmo com a justificativa”, diz.

Born acredita que outro fator que tem levado eleitores aos guichês de atendimento do TRE é a expectativa de benefício que eleitores eventualmente têm com a proximidade da eleição. “Infelizmente muitos ainda vinculam o título de eleitor a benefícios, como cestas básicas, o que caracteriza compra de votos”, diz.

Com o objetivo de dar fluidez a demanda de atendimento, o TRE promoveu mutirões para regularizar a situação dos eleitores. Um deles aconteceu no feriado do dia 21 de abril, quando apenas mil eleitores procuraram o tribunal.

A demanda de atendimento foi aumentando gradativamente desde o último final de semana, quando o TRE também realizou plantões. Segundo Rogério Born, foram realizados 1.686 atendimentos no último sábado e 2.130 no domingo. Já na segunda-feira, foram atendidos 2.650 eleitores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna