Foto: João de Noronha |
Ex-presidente da AL, Hermas Brandão completa quadro do TC. |
O ex-presidente da Assembléia Legislativa e ex-deputado Hermas Brandão (PSDB) vai assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) durante sessão solene na próxima segunda-feira, dia 5, às 11 horas. A decisão foi tomada perto do prazo limite, pois Hermas Brandão tinha até o início de março para decidir se assumiria a vaga.
O ex-deputado aguardava que o Tribunal de Justiça decidisse quais serventuários iriam preencher as duas novas vagas de cartórios de títulos de protesto, abertas em Curitiba. Porém, como o TJ ainda não tem uma definição, ele optou pelo cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Hermas foi eleito em 14 de dezembro de 2006, pela Assembléia Legislativa, na vaga recusada pelo vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), e sua nomeação aconteceu por despacho do governador Roberto Requião (PMDB), publicado no Diário Oficial no dia 4 de janeiro. A partir dessa data, o ex-deputado tinha 30 dias para assumir, prorrogáveis por outros 30.
Com a posse, o quadro de sete conselheiros do TCE está completo depois de quase um ano. Em meados de março de 2006, Pessuti foi eleito para o cargo de conselheiro do TCE, na vaga do conselheiro Quiélse Crisostomo da Silva, morto em 8 de fevereiro do ano passado, mas preferiu não assumir e continuar no governo Requião.
O ex-deputado explicou que encaminhou seu pedido de desligamento junto ao PSDB, partido político a que estava filiado e que também já formalizou sua renúncia ao cargo de serventuário de Justiça – requisitos para assumir o cargo. Hermas disse que, por causa do cargo de conselheiro, não vai mais comentar sobre os rumos da política do Paraná, nem participar de decisões partidárias.
Hermas foi recebido na manhã de ontem por todos os conselheiros e pelo presidente da Casa, conselheiro Nestor Baptista, no TCE. Na ocasião, Hermas Brandão afirmou que encara a função de conselheiro como mais uma missão em sua carreira pública. ?Foi uma decisão difícil. Estava muito envolvido na política e como serventuário da Justiça. Mas assumo esta nova missão, honrado em fazer parte desta corte e poder aplicar meus conhecimentos para ajudar o meu Estado e os municípios?, disse.
Segundo a assessoria do TCE, Baptista desejou boas-vindas a Hermas e assinalou a importância do trabalho desenvolvido pelo tribunal. ?É uma honra ter o Hermas conosco, enriquecendo os quadros deste tribunal com tanta experiência política e administrativa?, declarou. Baptista, assim como o conselheiro Artagão de Mattos Leão, foram colegas do ex-deputado, na Assembléia Legislativa.
A assessoria do TCE informou que Baptista lembrou também da falta que fez a ausência de um conselheiro durante o ano de 2006, o que ocasionou a redistribuição de processos e a sobrecarga de trabalho para os seis conselheiros. De acordo com os cálculos do TCE, cada um deles chegou a despachar quase 8 mil processos no período. A portaria convocando a sessão extraordinária da posse do novo conselheiro vai ser publicada na próxima sexta-feira, dia 2, data de circulação do Atos Oficiais, a publicação oficial do tribunal.
Currículo
Hermas Brandão começou na vida pública em 1976, quando foi eleito prefeito de Andirá, na região norte do Estado. Foi eleito para seis mandatos de deputado estadual, sendo conduzido à presidência da Assembléia Legislativa por três vezes consecutivas, entre 2001 e 2006.