Heloísa continua sua cruzada no Sul

Foto: Arquivo/O Estado

Segundo o Ibope, Heloísa tem 16% das intenções de voto no Rio Grande do Sul.

A candidata à Presidência da República Heloísa Helena (PSol-PSTU-PCB) improvisou ontem um minicomício no centro da capital gaúcha, depois de uma caminhada pela Rua dos Andradas, a principal da região. Usando um equipamento de som portátil, na esquina entre as ruas Andradas e General Câmara, a senadora (PSOL-AL) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ministros e ex-ministros estão agindo ?como moleques de recado e espalhando mentiras pelo Brasil?. Antes disso, em entrevista, ela havia dito que o presidente usa ministros para criticá-la pela imprensa.

Referindo-se a Lula como ?sua majestade barbuda?, Heloísa Helena voltou a pedir, no minicomício, que o presidente ?desça da sua arrogância e covardia política e venha para os debates?. A senadora afirmou que o Brasil não pode mais conviver ?com as migalhas da inclusão social?, criticou a taxa de juros e defendeu a reforma tributária. Numa referência aos adversários Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), disse que enquanto ?eles cortam os céus do Brasil com o Aerolula e o jatinho tucano, nós estamos aqui humildemente com esse pequeno solzinho (símbolo do PSol) para poder falar?.

Na caminhada de quase uma hora para percorrer sete quadras, foi cercada por simpatizantes e militantes, recebeu flores, abraços, parou para cumprimentar funcionários de lojas e deu uma tumultuada entrevista na metade do percurso, cercada pelo público e candidatos dos partidos que a apóiam. Ela disse que seus quatro eixos de campanha são democratização da riqueza, das políticas sociais, da informação e cultura, e da terra e espaços urbanos. Criticou a desvinculação de receitas da União (DRU) e afirmou que ?só dois setores continuam ganhando muito no Brasil: banqueiros e políticos corruptos?.

Ao ser perguntada se o presidente estaria se beneficiando da máquina pública na campanha, a candidata afirmou que ?seria preciso inocência ou vigarice? para negar isso. Questionada, então, se Lula seria corrupto, ela declarou: ?Eu já disse isso várias vezes. Se você quer uma manchete, ele é corrupto?.

O minicomício de Heloísa Helena foi realizado em local não autorizado. Em Porto Alegre, um acordo entre a juíza eleitoral da 2.ª zona, Ângela Maria Silveira, e a prefeitura prevê apenas dois locais para comícios (Largo Glênio Peres e Anfiteatro Pôr-do-Sol). Questionada sobre o descumprimento do acordo, a candidata disse fazer ?tudo certinho? na campanha. Esta foi a segunda agenda de campanha de Heloísa Helena no Rio Grande do Sul.

Depois da caminhada, ela iria gravar participação em programa de tevê dos candidatos do partido no estado. A visita anterior ao estado foi nos dias 15, 16 e 17 de julho. Entre os militantes que acompanharam a caminhada, pelo menos duas faixas criticavam o pagamento da dívida externa pelo Brasil. A senadora disse esperar que a eleição tenha caráter plebiscitário, ?de quem compactua ou não com a vigarice e a corrupção?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo