Esta semana, Curitiba vai receber a visita de três candidatos à presidência da República. Além de Geraldo Alckmin (PSDB), que estará na cidade amanhã, a capital vai receber também a senadora Heloísa Helena, candidata à sucessão pelo PSOL, no sábado, dia 16, e o candidato do PSL, Luciano Bivar, hoje, dia 14.
O primeiro compromisso de Bivar será um encontro com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Como já fez em eleições anteriores, a Pastoral nacional está pedindo aos candidatos ao governo e à presidência da República que assinem um termo de compromisso com a implantação das propostas da entidade para redução das desigualdades sociais.
No sábado, a assinatura do termo também será a primeira atividade da senadora em Curitiba. Terceira colocada na sucessão presidencial conforme as pesquisas de intenções de votos, a senadora Heloísa Helena (PSOL) fará uma caminhada pelo centro de Curitiba, começando pela Boca Maldita e terminando no Largo da Ordem. Seu último compromisso é a gravação de entrevista para o programa Brasil Nação, da TV Educativa.
Documento
A cada eleição, a Pastoral da Criança apresenta um documento aos candidatos. No período eleitoral de 2002 e 2004, a Pastoral da Criança elaborou um documento com propostas nas áreas sociais. Nesta campanha eleitoral, a entidade pretende que os candidatos se comprometam a zelar pela honestidade da vida pública, melhor distribuição de renda e reduzir as desigualdades sociais.
Todos os candidatos à presidência receberam o convite para firmar o termo durante a última semana de julho de 2006. O senador Cristovam Buarque (PDT) agradeceu o convite e avisou que não poderá vir à cidade assinar o termo, segundo informou a Pastoral, que continua aguardando resposta dos demais candidatos.