A nova pesquisa Ibope que seria divulgada ontem sobre o “terceiro turno” em Londrina, marcado para o próximo domingo, foi impugnada pela coligação Londrina Forte e Digna, do candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB).
“A divulgação desta pesquisa estava proibida desde sexta-feira da semana passada (20) por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou o advogado da coligação, Frederico Reis. “A emissora disse que ocorreu um erro; mesmo sem má-fé, isso é crime eleitoral, principalmente se tratando da última semana de uma campanha.”
O advogado não relacionou o pedido de impugnação à posição de Hauly na pesquisa. “Não temos nada contra as pesquisas, desde que elas sejam feitas de acordo com as regras. Mas esse instituto não é confiável: no primeiro turno fez pesquisa eleitoral sem entrevistar eleitores da zona rural, que representam 9% do eleitorado do município. Isso descaracteriza a pesquisa”, disse o advogado, informando que pretende impugnar, também, uma outra pesquisa, já registrada no TRE.