A situação do Haiti é o primeiro tema a ser abordado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe na reunião ministerial iniciada na manhã de hoje na Granja do Torto, em Brasília. Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, e do secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, fazem uma exposição sobre a condição atual da empobrecida nação caribenha, arrasada por um terremoto de 7,0 graus na Escala Richter ocorrido na terça-feira da semana passada.
Ao abrir o encontro, segundo relato de assessores, Lula anunciou que a reunião seria dividida em quatro temas principais. Além do Haiti, será discutido o lançamento do Portal Brasil, novo endereço do governo na internet, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social. A apresentação deverá ser feita pelo ministro Franklin Martins ou por um técnico da pasta.
A terceira exposição será feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a atual conjuntura econômica. Em seguida, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará uma apresentação sobre o chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, plano de obras que será lançado pelo governo como uma extensão do PAC. A expectativa é de que esse novo programa seja focado em obras de zoneamento e transporte.
Programação
Para fechar a reunião, Lula deve fazer um resumo das atividades do ano previstas para 2010. A Presidência da República estima que o encontro termine às 14 horas, quando será servido o almoço. Depois, os ministros acompanharão o presidente à Base Aérea de Brasília, para homenagem aos militares mortos no terremoto do Haiti.
Cinco ministros estão representados por seus secretários-executivos na reunião da Granja do Torto: Celso Amorim (Relações Exteriores), Hélio Costa (Comunicações), Alfredo Nascimento (Transportes), Juca Ferreira (Cultura) e Tarso Genro (Justiça).