Hadadd apresentará fórmula de pagamento de precatórios ao Congresso

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participará nesta quarta-feira, 10, em Brasília, no Congresso Nacional, da entrega de proposta de emenda constitucional para viabilizar o pagamento dos precatórios dos Estados e municípios. A PEC permitirá que 30% dos depósitos judiciais não tributários sejam usados para pagamento de precatórios e que se possa usar também para esta finalidade 75% dos depósitos judiciais tributários.

“Estamos tentando viabilizar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal. Não estamos discutindo o que fazer, mas como fazer”, declarou o prefeito ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, ao deixar o Palácio do Planalto. O STF decidiu, em 25 de março, que Estados e municípios que têm dívidas acumuladas terão de zerar os estoques de precatórios em um prazo de cinco anos, a partir de 1º de janeiro de 2016. Até a data final do julgamento, esses créditos devem ser corrigidos pela TR e, após essa data, deve ser utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) como índice de correção. A dívida da Prefeitura de São Paulo com precatórios é de R$ 15 bilhões.

Mais cedo, Haddad citou a proposta elaborada pelos prefeitos, sobretudo os das cidades de São Paulo, assim com o governo do Estado, para tentar resolver o problema. “A proposta vai ao encontro da decisão do STF. Encontramos uma forma de fazê-lo e estamos apresentando ao Congresso”, disse ele. “Penso que seremos bem-sucedidos porque esta é uma proposta sensata, que viabiliza o pagamento dos precatórios”, emendou.

Quando o Supremo tomou a decisão, prefeitos e governadores ficaram preocupados porque acharam que não teriam como cumprir a decisão da corte suprema. A solução encontrada foi encontrar um meio de liberar os depósitos judiciais para que este dinheiro possa ser usado para este pagamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna