Há preocupação que grupos criminosos continuem financiando campanhas, diz Mendes

Em palestra no 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou a proliferação desenfreada de novos partidos no País. Na sua avaliação, este modelo distorcido corrompe o próprio sistema partidário e a democracia.

No evento, que se realiza na capital paulista, o ministro teceu comentários sobre a reforma política e disse que o próprio Ministério Público mostrou preocupação que grupos criminosos continuem financiando campanhas no País.

“Isso porque não fizemos a reforma política necessária, pervertemos o sistema, comprometendo a governabilidade. Temos que fazer a reforma do sistema político, fazendo o conserto do avião em pleno voo”, destacou.

De acordo com o ministro, a reforma política tem que caminhar. “Temos um enorme desafio pela frente, que tenhamos força pra superar, essa reforma se tornou a mãe de todas as reformas.” Mendes disse que esse cenário leva o governo a ter que negociar com muitos partidos, sobretudo os nanicos, numa crítica ao cenário que se vê hoje no País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna