Segundo colocado no primeiro turno, Gustavo Fruet (PDT) aparece na liderança das duas primeiras pesquisas sobre o segundo turno da corrida pela prefeitura de Curitiba, divulgadas ontem. No meio da tarde, o instituto IRG apontou o pedetista com 48% das intenções de voto, contra 35,8% de Ratinho Junior (PSC), ou seja, diferença de 12,2 pontos percentuais. No início da noite, saiu o resultado do Datafolha: 52% a 36%, o que representa 16 pontos de vantagem para Fruet contra Ratinho.

continua após a publicidade

O Datafolha ouviu 1.267 eleitores entre quarta-feira e ontem. 8% dos eleitores entrevistados declararam que vão votar em branco ou anular. Indecisos somaram 4%. O maior índice de rejeição ficou com Ratinho (40%), contra 25% para Fruet. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.

Desconfiança

Já o IRG ouviu 1,2 mil eleitores entre segunda e quarta-feira. Nesta sondagem, 4,8% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo. Outros 0,8% não responderam. Ratinho aparece com 23,9% de rejeição, ante 13,8% de Fruet. A margem de erro é de 2,8 pontos para cima ou para baixo.

continua após a publicidade

A pesquisa do IRG foi contratada pelo Centro Universitário Uninter, pertencente ao vice-presidente do PDT curitibano, Wilson Picler. Essa desconfiança sobre a idoneidade dos institutos de pesquisa pode levar à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. Apelidada de “CPI do Ibope”, já tem o apoio de 23 deputados. Hoje o Ibope divulga a primeira pesquisa de intenção de votos para o segundo turno. Foram ouvidas 1.001 pessoas.

Agenda

continua após a publicidade

Hoje, os dois candidatos participam de sabatina na Cúria Metropolitana, às 20h. Antes, Fruet faz caminhada no Cajuru, a partir das 14h. No mesmo horário Ratinho visita o Hospital São Vicente.