Solução

Gustavo Fruet assumirá uma secretaria nova

O deputado federal Gustavo Fruet (PMDB) assumirá uma secretaria que irá cuidar das políticas públicas para as regiões metropolitanas de Curitiba, Maringá e Londrina.

Esta foi a solução encontrada pelo governador eleito Beto Richa (PSDB) para vencer a hesitação do deputado tucano em integrar a equipe do governo do Estado.

Uma das bases da nova secretaria será a Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Coomec), que ampliará sua atuação para todo o Estado, englobando as regiões metropolitanas de Maringá e Londrina.

Por enquanto, o novo cargo de Gustavo ainda não foi oficializado. O deputado tucano não constou da lista de quatro nove auxiliares divulgadas ontem pelo governador eleito.

A chefia da Casa Militar ficará com o coronel Adilson Castilho Casitas. O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná será o coronel Marcos Teodoro Scheremeta.

Na Polícia Civil, o novo delegado-geral será Marcus Vinicius da Costa Michelotto. O engenheiro agrônomo Márcio Nunes, de Campo Mourão, será o diretor presidente do Instituto das Águas do Paraná.

Terceiro lugar na disputa ao Senado nas eleições deste ano, Gustavo desponta como um dos pré-candidatos à prefeitura de Curitiba, em 2012. Ele encerra seu mandato de deputado federal em fevereiro, quando deverá tomar posse na nova secretaria.

A entrada de Gustavo no governo está sendo precedida de uma ampla discussão interna no PSDB, que já está dividido entre a promessa de apoio à reeleição do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e a pretensão, tida como legítima, de Gustavo, que pretende concorrer à indicação para concorrer a prefeito em 2012.

Entre as condições negociadas para a participação de Gustavo no governo, está o comando do PSDB de Curitiba. Atualmente, o partido é dirigido pelo vereador João Claudio Derosso, que tem planos de ser indicado candidato a vice-prefeito na chapa de Luciano Ducci à reeleição. Por conta deste projeto, a remoção de Derosso da presidência municipal do partido não será um processo simples.

Novos

O novo-comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, foi subcomandante do 14.º BPM de Foz do Iguaçu, chefe da seção de Planejamento e Operações do Comando da Capital, chefe da 3.ª Seção do Estado-Maior, chefe de gabinete e assistente do comandante geral, comandante do 17.º BPM de São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba. É comandante do 1.º Comando Regional da Polícia Militar.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius da Costa Michelotto, é delegado concursado da Polícia Civil do Paraná desde 1994. Foi delegado titular do Centro de Operações Especiais (Cope), teve passagem pela Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas e chefiou a Divisão Estadual de Narcóticos. É secretário municipal de Defesa Social de Curitiba.

Graduado em História, com especialização em Administração Policial, Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico e Estratégias em Segurança Pública, Adilson Castilho Casitas será o chefe da Casa Militar.

Foi subcomandante do 10.º BPM de Apucarana, subcomandante do 4.º BPM de Maringá, comandante do 4.º BPM de Maringá e diretor de Apoio Logístico da Polícia Militar do Paraná.

O vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão assumirá a presidência do Instituto das Águas. Márcio Nunes foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater.