Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades cometidas pelo vereador João Claudio Derosso (PSDB) estiveram nesta terça-feira (6) em mais uma gráfica para verificar informações sobre a impressão do informativo Câmara em Ação. Desta vez, a diligência foi realizada na gráfica Infante. Durante a visita, o grupo constatou que somente quatro edições do jornal foram impressas neste local. No total, o informativo contou com 48 edições, segundo o presidente licenciado da casa, cada uma delas com cerca de 200 mil exemplares.
Com isso, fica a dúvida de onde foram impressas outras 14 edições – as outras 30 foram impressas na gráfica Ideal, alvo de diligência anterior da CPI. Durante seu depoimento na Câmara, um dos proprietários da agência Visão Publicidade, Luiz Eduardo Turkiewicz, indicou somente as duas gráficas como sendo os locais onde o informativo era impresso. A empresa foi contratada pela Câmara para elaboração, impressão e distribuição do Câmara em Ação entre 2006 e 2010.
De acordo com o vereador Pedro Paulo (PT), um dos integrantes da CPI, o próximo passo da comissão será procurar o nome de outras gráficas que possam ter impresso o informativo nos documentos da execução do contrato e, em seguida, fazer novas diligências. “Vamos analisar todo esse material para tentar localizar as empresas envolvidas na impressão e também na distribuição porque há dúvidas se o informativo foi distribuído corretamente”, explica.
Entre os locais de distribuição indicados por Turkiewicz, estariam terminais de ônibus e vias de grande fluxo de veículos e pessoas. “Sabemos que eram pontos fixos de distribuição e pretendemos localizar os comerciantes mais antigos desses locais para questioná-los”, informa o petista. A CPI também estuda outras medidas para complementar a investigação.
“Estamos pensando em convocar mais pessoas para depor e também estamos cogitando a possibilidade de convidar a vereadora Renata Bueno para que participe da comissão, pois ela tem sempre falado em uma ‘máfia do Derosso’ e essa seria uma oportunidade para ela comprovar suas denúncias”. Ele espera que o relatório da CPI seja concluído ainda antes do recesso parlamentar.