Governo vai concluir o prédio do Fórum

O governador Roberto Requião apresentou ontem, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o plano de revitalização do bairro Centro Cívico, em Curitiba. A principal proposta é a conclusão da estrutura inacabada do edifício da Praça Nossa Senhora da Salete, originalmente destinado a abrigar departamentos da Justiça do Estado, com a execução do projeto de recuperação e reforço da estrutura. Os quatro últimos pavimentos serão desmontados, aliviando a carga da estrutura comprometida. As lajes resultantes do desmonte técnico terão aproveitamento em obras sociais do governo do Estado como pontilhões, passarelas, escolas, postos de saúde e outras com solução de construções pré-moldadas.

O projeto de revitalização marca as comemorações dos 150 anos de emancipação política do Paraná. A intenção do governo é concentrar todas as Secretarias de Estado na mesma região e manter o projeto arquitetônico original. “Por algumas medidas inconseqüentes, o Centro Cívico se desagregou”, disse o governador Requião. “Hoje, parte da administração pública está funcionando no conglomerado da Santa Cândida, dificultando o funcionamento da máquina pública.”

Para a atualização do projeto de urbanização e paisagismo do Centro Cívico, será contratado o escritório de arquitetura Roberto Burle Max, autor do plano original na década de 60. Para minimizar os efeitos da ocupação dos espaços do Centro Cívico com áreas de estacionamento, deverá ser proposta a construção de áreas de estacionamentos subterrâneos para o atendimento a todos os serviços públicos, administrativos e comerciais localizados na Praça Nossa Senhora da Salete.

Além disso, serão atualizados os projetos arquitetônicos para os edifícios das Secretarias de Estado, localizados no terreno da Rua Deputado Mário de Barros, nos fundos do Palácio Iguaçu. O projeto original de 1970 prevê a construção de cinco blocos, dos quais foram executados os Edifícios Caetano Munhoz da Rocha e Afonso de Camargo, o primeiro está sendo ocupado por órgãos do governo do Estado e o segundo passa por reformas. Os blocos a serem construídos estão localizados no terreno que atualmente abriga o Deto (Departamento Estadual de Transportes) e a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos. O governador também anunciou que será lançado um concurso nacional de arquitetura para a construção do novo edifício das Secretarias, localizado em terreno do Estado situado na Rua Cândido de Abreu, entre as ruas Lysímaco Ferreira da Costa e Rua Ernani Santiago de Oliveira (antiga LBA). Os recursos necessários para as obras não irão comprometer os programas sociais do governo do Estado.

Requião vence PFL na Justiça

O desembargador Clotário Portugal Neto, Corregedor Regional Eleitoral, indeferiu o pedido de investigação judicial feito pelo Diretório Regional do PFL contra o governador Roberto Requião, o deputado estadual e secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e o PMDB.

Segundo o despacho, “o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não reconhece ação de investigação judicial proposta após diplomação do candidato eleito”. Como o pedido de investigação foi feito no último dias 18 e a diplomação de Requião e Quintana ocorreu em 19 de dezembro do ano passado, o processo deve ser extinto.

A investigação foi pedida sob alegação de que o PMDB teria sido beneficiado irregularmente com doações em dinheiro e material de propaganda eleitoral por donos de casas de bingo de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo