O governo do Estado está propondo a transformação da Usina Elétrica a Gás (UEG Araucária) em uma sociedade de economia mista. Ontem, os deputados aprovaram em primeira discussão a mensagem mudando o regime jurídico da empresa, vendida no ano passado pela empresa americana El Paso ao governo do Estado, que detém agora 80% do capital. Os outros 20% restantes pertencem à Petrobras.
O deputado Élio Rusch (DEM) disse que a mudança abre a possibilidade de privatização da empresa. ?O governador disse que a UEG era uma bomba e que podia explodir a qualquer momento. Depois comprou a usina, quando esta viria de graça para o Estado num prazo de 20 anos. Agora quer abrir o capital da empresa?, atacou.
O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), afirmou que a alteração já deveria ter constado na lei que autorizou a compra da usina pelo governo do Estado. Romanelli explicou que a empresa permanece de capital fechado, mas que empresas com participação majoritária do poder público devem ter natureza jurídica de sociedade de economia mista. ?O estado não pode participar de uma sociedade limitada?, justificou.