Avaliação

Pesquisa revela opinião dos brasileiros sobre futuro governo de Bolsonaro; saiba detalhes!

Foto: Agência Brasil

O brasileiro está otimista com o futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL). A maior parte aprova a montagem da equipe até aqui e as decisões já anunciadas e acredita que a corrupção deve diminuir nos próximos seis meses, que a reforma da Previdência – uma medida necessária – será aprovada e que a situação econômica deve melhorar um pouco no curto prazo. Isso é o que revela pesquisa da XP Investimentos em parceria com o Instituto Ipespe divulgada nesta terça-feira (27).

+Leia também: Sob protestos, vereadores aprovam reajuste para servidores de Curitiba

Qualidade do governo

A pesquisa mediu a expectativa do brasileiro para o novo governo. A maioria (57%) acredita que Bolsonaro fará um ótimo governo, enquanto 18% esperam uma gestão regular. Já para 20%, o próximo mandato deve ser ruim ou péssimo e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Primeiras medidas

Os entrevistados também foram questionados se aprovam a montagem do governo e se concordam com as medidas já anunciadas. Grande parte (63%) respondeu que aprova, contra apenas 26% que disseram reprovar.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Corrupção

Sobre o combate à corrupção, uma das bandeiras defendidas por Bolsonaro e apontada como foco do futuro ministério da Justiça, a ser comandado pelo ex-juiz federal da Lava Jato Sergio Moro, 38% acreditam que a corrupção vai diminuir nos próximos meses e 18% afirmam que ela vai cair muito. Por outro lado, 23% acham que a situação vai continuar como está e 17% que vai aumentar ou crescer muito.

Reforma da Previdência

A pesquisa também mediu a percepção do brasileiro sobre temas econômicos. Em relação à reforma da Previdência, 67% dizem que ela é uma medida necessária. Mas, quando questionados sobre a adoção de idade mínima para se aposentar, cotada em 62 anos para mulheres e de 65 para homens na proposta em tramitação no Congresso, 57% acham que a barreira está alta e que as idades deveriam ser menores do que as estabelecidas no projeto em tramitação. 34% concordam com os valores, 3% dizem que os limites deveriam ser ainda maiores e 3% que não deveria ter idade mínima.

Sobre a expectativa de aprovação da reforma da Previdência no Congresso, há um otimismo. A maioria acredita que ela deve sair no próximo ano: 23% dizem “com certeza” e 50% que “provavelmente”. Só 15% acham que o projeto não passa e 6% dizem que “com certeza não ocorrerá”.

+Leia também: Bolsonaro defende idade mínima menor para aposentadoria que Temer

Situação financeira

Parte dos brasileiros também acredita que a economia pode melhorar no próximo governo. 39% disseram que a situação econômica deve ficar “um pouco melhor” nos próximos meses e 12% que devem melhorar muito. Já 28% estão céticos: dizem que vai ficar igual. E há os pessimistas: 16% ou um pouco pior ou muito pior.

Questionados sobre a sua situação financeira familiar, os resultados foram similares à expectativa econômica. Daqui a seis meses, 39% acham que vai ficar um pouco melhor, 34% igual, 16% muito melhor e 7% um pouco ou muito pior.

Já sobre emprego e dívidas, as percepções futuras não são boas. O levantamento mostra que 45% das pessoas acreditam que a chance de perder o emprego nos próximos seis meses é grande, seguido de 25% que veem uma possibilidade pequena e 13% que afirmam ser “muito grande”. O nível de endividamento devem ficar igual para 39% dos brasileiros, na percepção dos entrevistados. Por outro lado, 31% acreditam que podem diminuir suas dívidas.

Metodologia

A pesquisa foi feita pela primeira vez e terá periodicidade mensal. O objetivo é medir a percepção da população em relação ao governo, ao Congresso e aos principais temas em debate na esfera pública. O levantamento ouviu 1 mil pessoas, por telefone, de 21 a 23 de novembro, em todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Além de Moro, saiba quem são os paranaenses confirmados no governo de Bolsonaro

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna