Governo compra 60 mil Pen Drives

O governo do Estado fará uma licitação para a compra de 60 mil Pen Drives (dispositivo que armazena imagens e sons e que é conectado a um computador) para os vinte e dois mil aparelhos de televisão adquiridos pela Secretaria da Educação para instalação nas escolas estaduais. A informação é da diretora de tecnologia educacional da Secretaria da Educação, Elizabeth Santos, que foi ontem à Assembléia Legislativa mostrar aos deputados de oposição como as televisões poderão ser usadas pelos professores da rede pública estadual.

 A Secretaria de Educação enviou um aparelho ao plenário e a diretora esteve à disposição dos deputados para responder aos inúmeros questionamentos já feitos sobre a licitação dos aparelhos de televisão. Primeiro, a bancada de oposição questionou o preço de cada uma das unidades, adquiridas da empresa Indústria de Móveis Cequipel Paraná Ltda por R$860. Os deputados alegaram que as televisões poderiam ser encontradas nas lojas da cidade por um valor inferior. Na resposta, o governo informou que o diferencial dos aparelhos eram as entradas para pen drive e cartão de memória, que também pode armazenar conteúdo didático.

Na semana passada, o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), disse que o primeiro lote de televisões foram entregues sem a entrada USB, que serviria para a conexão do Pen Drive. A diretora de tecnologia disse que todos os aparelhos recebidos pela Secretaria já vem equipados de fábrica com as entradas e que não há como acrescentar o dispositivo posteriormente. Ela informou que o governo já pagou R$8,4 milhões à empresa, que já remeteu à secretaria 9.790 aparelhos, armazenados num barracão do Parque Milton Freire Maia, em Quatro Barras. A Secretaria já distribuiu duzentos aparelhos para as escolas. Em algumas delas, os professores já estão sendo treinados para operar o equipamento.

O presidente da Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa, Artagão de Mattos Leão Junior, conduziu um grupo de deputados ao parque para vistoriar as televisões. Apenas Edson Praczyk (PRB) e Jocelito Canto (PTB) aceitaram o convite. ?Os demais perderam o interesse, depois das explicações?, disse Artagão Junior.

Por enquanto, não está estipulado o valor da licitação para os dispositivos Pen Drive. A diretora de tecnologia explicou que cada um dos 55 mil professores do Estado receberá um Pen Drive para usar em sala de aula.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo