A apresentação foi feita na reunião da Escola de Governo, pelos secretários Maria Marta Renner Weber Lunardon (Administração e Previdência) e Nizan Pereira (Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar).
Em breve, por determinação do governador Roberto Requião, as empresas públicas também deverão providenciar divulgação desse tipo de despesa.
?Quero que se reúnam com a Casa Civil e a Secretaria do Planejamento e estabeleçam um prazo mínimo para que todas essas informações estejam, rapidamente, no computador, na internet, acessíveis a todas as pessoas?, disse o governador.
Como fazer a consulta
Os relatórios sobre as viagens estão na página da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), no endereço www.seap.pr.gov.br. Lá, no canto superior direito, está o ícone ?Central de Viagens ? Dados?. Clicando nesse ícone, o internauta entra na página para iniciar a consulta e a pesquisa. A partir daí, os passos são: Escolher o ano. Estão disponíveis dados completos a partir de 2002.
1) Selecionar o órgão público.
2) Optar pelo tipo de relatório que deseja consultar: ou o de despesas com viagens ou o de roteiros de viagens.
3) Definidos esses itens, o internauta clica em ?gerar relatório?. Aparecerá, em seguida, arquivo com a relação de todos os servidores, do órgão selecionado, que viajaram no ano escolhido. Eles estão nomeados conforme o número de solicitação de viagem, ou seja, não aparecem nem em ordem alfabética nem por valores recebidos.
4) O internauta pode cruzar as informações entre os relatórios. Por exemplo: indo ao relatório de despesas, o internauta verifica o número de solicitação de viagem de determinado servidor. Ali estão os valores recebidos referente àquela viagem. Para saber o destino dessa mesma viagem, o internauta anota o número da solicitação e busca esse mesmo número no outro tipo de relatório, isto é, no de ?roteiros de viagens?. Nesse o cidadão constata, pois, para onde foi o servidor.